Governo de Cuba reitera seu compromisso com uma emigração legal, ordenada e segura

MINREX | internet@granma.cu
O compromisso para uma emigração legal, ordenada e segura foi renovado pelo Governo Cubano numa nota publicada polo Minrex. Cuba vai continuar garantindo o direito de viajar e emigrar dos cidadãos cubanos e de retornar ao país, de acordo com as exigências da legislação de imigração. Desde início de novembro, tem-se criado uma situação complexa resultante da chegada à Costa Rica, em número crescente, de cidadãos cubanos, vindos de vários países latino-americanos, com a intenção de emigrar para os Estados Unidos. Vários milhares de cubanos, que saíram legalmente de Cuba e que entraram da mesma forma a um primeiro país de destino, a partir do qual começaram seu percurso irregular, estão agora em uma situação ilegal na América Central e do Sul, com a intenção de atingir a fronteira do México com os Estados Unidos.

"Lei de Ajuste Cubano", prémia chegada irregular de Cubanos  ao território norte-americano.
“Lei de Ajuste Cubano”, prémia chegada irregular de Cubanos a território norte-americano.

Esta migração irregular é organizada através de redes de traficantes que operam na região, responsáveis ​​por atos de violência, extorsão, assédio e outros crimes de que são vítimas os cubanos, em sua tentativa de chegar aos Estados Unidos, depois de um perigoso caminho da não menos de 7.700 quilômetros, que inclui o cruzamento ilegal de oito fronteiras. O Governo da República de Cuba manifestou a sua preocupação e se manteve em contacto com os países envolvidos, na procura de uma solução rápida e adequada, tal como foi indicado na Declaração do Ministério das Relações Exteriores de 18 de novembro passado.
A posição do Governo de Cuba sobre esta questão foi claramente expressa durante a reunião dos oito países que compõem o Sistema de Integração Centro-Americana (SICA), realizada em 24 de novembro em El Salvador, e para a qual foram convidados, além disso, México, Equador, Colômbia e Cuba. Lá, apelou-se para uma solução abrangente para esta situação e foi denunciada a manipulação de questão migratória cubana por parte dos Estados Unidos. Todos estes países exigiram a adoção de medidas fortes e imediatas para evitar fluxos de imigração clandestina através de seus territórios e se pronunciaram contra a política de “pés secos-pés molhados”, o Programa de Parole para Profissionais Médicos Cubanos e a Lei de Ajuste Cubano, as quais estimulam com fins políticos a emigração ilegal, insegura e desordenada a partir de Cuba e são discriminatórias contra os imigrantes latino-americanos e caribenhos, deportados permanentemente e que são vítimas de abusos, separação de famílias e da violação dos seus direitos humanos, especialmente as crianças desacompanhadas, pelas autoridades americanas.

O aumento do número de cidadãos cubanos que, tendo ido ao estrangeiro legalmente, tentaram chegar ao território norte-americano depois de transitar irregularmente por várias nações da América Latina e do Caribe, é associada a especulações totalmente infundadas de que, como resultado da restauração das relações diplomáticas e o diálogo entre Cuba e os Estados Unidos, poderiam ser eliminados os privilégios migratórios de que se beneficiam os cubanos nesse país, no âmbito das políticas executivas e a legislação vigente.

Durante décadas, nos Estados Unidos estão em vigor a política chamada de “pés secos-pés molhados” e a Lei de Ajuste Cubano, que concedem aos cidadãos de Cuba um tratamento preferencial, que não é aplicado a qualquer outra pessoa no mundo, que os encoraja a tentar chegar irregularmente ao território norte-americano, com a certeza de que serão aceitos automática e imediatamente. Isto é baseado em uma abordagem excepcional, politizada e discriminatória em relação com imigrantes de outras nações da região e do mundo, e também é inconsistente com a existência de relações diplomáticas, o processo de diálogo em curso entre Cuba e os Estados Unidos e é incompatível com a mudança anunciada na política em relação à Ilha.

É preciso lembrar que o governo dos EUA tem usado historicamente sua política de imigração como uma arma contra a Revolução e encorajou a emigração a partir de Cuba para fins políticos, que tem causado a perda de vidas humanas, sequestro de navios e aeronaves, a comissão de atos criminosos violentos, a ocorrência de crises migratórias e a fuga de cérebros. Ficou demonstrado que as motivações da emigração cubana são fundamentalmente econômicas, tal como ocorre na maioria dos países emissores de emigrantes no mundo.

Em janeiro de 2013, Cuba anunciou a atualização de sua política de imigração, que incluiu facilitar as viagens de seus cidadãos ao exterior, como parte da implementação das Diretrizes para a Política Econômica e Social aprovadas pelo 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba e referendadas pela Assembleia Nacional do Poder Popular. A implementação destas medidas migratórias vem decorrendo normalmente. Nos últimos três anos, cerca de meio milhão de cubanos viajou para outros países para questões específicas, o que representa um crescimento de 81% em relação ao período de 2010-2012. Os principais destinos são os Estados Unidos, México, Panamá, Espanha e o Equador. Estas viagens foram, em sua maioria, saídas temporárias para visitar familiares, para trabalhar durante um período ou realizar outras atividades.

Neste contexto, a migração de profissionais cubanos do setor da saúde é uma preocupação para o país. Especialidades tão importantes como anestesia, cirurgia geral, cuidados intensivos, cardiologia, pediatria, neurocirurgia, nefrologia, obstetrícia e ginecologia, ortopedia e traumatologia, neonatologia, entre outras, foram seriamente afetadas pela saída não planejada desse pessoal médico vital. Para adquirir as habilidades e conhecimentos necessários que exige o desenvolvimento da ciência moderna nestes profissionais altamente especializados, são necessários anos de estudo e experiência de trabalho, sendo impossível de alcançar seu treinamento em um breve tempo.

O governo dos EUA, que privou Cuba de metade de seus médicos, nos primeiros anos da Revolução, estabeleceu no ano 2006, durante a presidência de George W. Bush, o Programa de Parole para Profissionais Médicos Cubanos, único desse tipo no mundo, destinado a prejudicar os programas de cooperação médica internacional de nosso país e privar Cuba e outras nações receptoras desses recursos humanos vitais e necessários. Tem o objetivo perverso de promover o abandono, por parte dos profissionais médicos cubanos, de suas missões em outros países, facilitando ativamente sua migração, mediante suas embaixadas, para incentivá-los a isso. Ainda, as facilidades oferecidas por vários países, especialmente clínicas privadas, ao pessoal de saúde cubano, levou à emigração da mão de obra qualificada para o estrangeiro e foram descobertas algumas redes dedicadas à seleção e financiamento da saída dos nossos profissionais.

Desde o triunfo da Revolução, tem sido uma prioridade do governo de Cuba garantir níveis elevados nos serviços de saúde para o povo cubano, para o qual são dedicados vultosos recursos humanos e materiais. O sistema de saúde em Cuba é universal, gratuito e acessível para toda a população, apesar dos constrangimentos financeiros que enfrentamos, agravados pelas dificuldades causadas pelo bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos.

Dada a necessidade de garantir ao nosso povo um serviço de saúde eficiente e de qualidade, bem como mitigar os danos que estão ocorrendo agora, como resultado da política migratória seletiva e politizada dos Estados Unidos em relação a Cuba e o crescente recrutamento não planejado de médicos cubanos em outros países, determinou-se aplicar as normas estabelecidas no Decreto 306, de 11 de outubro de 2012, para a saída ao exterior, por questões específicas, dos profissionais médicos de diferentes especialidades que executam atividades vitais nos serviços de saúde à população e na atividade científica e técnica.

Isso não quer dizer que os médicos especialistas não possam viajar ou viver no exterior, mas serão examinadas as datas e saída do país, tendo em conta que possa ficar algum substituto de cada um desses profissionais, de forma a promover uma organização no trabalho que permita continuar mantendo a acessibilidade, qualidade, continuidade e funcionamento estável dos serviços de saúde.O Ministério da Saúde é responsável pela execução do presente regulamento, que entrará em vigor a partir de 7 de dezembro de 2015.

Mais uma vez, reitera-se que aqueles profissionais de saúde que deixaram o país sob a política de imigração em vigor, bem seja por interesse econômico, familiar ou profissional, incluindo aqueles que têm sido vítimas de políticas enganosas que os levaram a abandonar suas missões e seu país, possam voltar a se incorporar ao sistema de saúde cubano, se assim desejarem, e lhes será garantido um posto de trabalho semelhante ao que tinham anteriormente. Além disso, como uma contribuição para a organização do fluxo migratório atual e a pedido de muitos governos na região, o governo da República do Equador determinou restabelecer a exigência de visto para os cidadãos cubanos que viajam àquele país, tal como foi anunciado em 26 de novembro e entrou em vigor em 1º de dezembro de 2015.

Outros países pelos quais os imigrantes transitam declararam que adotarão medidas para garantir o cumprimento de suas leis, proteger suas fronteiras, reprimir de forma enérgica o tráfico de pessoas e a criminalidade organizada.

Tal como tem reiterado em inúmeras ocasiões e levantou novamente, sem sucesso, durante a rodada de conversações migratórias mantida em 30 de novembro passado, em Washington, o governo da República de Cuba exige mais uma vez, a remoção de política de “pés secos-pés molhados”, do Programa de Parole para Profissionais da Saúde de Cuba e da Lei de Ajuste Cubano, que são as causas essenciais da imigração ilegal, o contrabando e a entrada ilegal aos Estados Unidos para cidadãos cubanos que viajam legalmente para outros países; em uma violação da letra e do espírito dos acordos migratórios assinados pelos dois países. Isso seria coerente com o contexto atual bilateral, favoreceria os interesses nacionais de ambos os lados e contribuirá para a normalização das relações migratórias entre Cuba e os Estados Unidos.

O governo da República de Cuba reitera seu compromisso com uma migração legal, ordenada e segura, continuar garantindo o direito de viajar e a emigrar dos cidadãos cubanos e de retornar ao país, de acordo com as exigências da legislação de imigração, se assim desejarem.

Deixa unha resposta

O teu enderezo electrónico non se publicará Os campos obrigatorios están marcados con *